PROJETO ESTUFA CASA DE ACOLHIDA
O cultivo de hortaliças na horta da Casa de Acolhida Restauração é usada como forma de reabilitação dos residentes em tratamento, pois alivia o estresse, melhora a saúde mental e cerebral, sem contar que ajuda na nutrição, pois fornece alimentos produzidos por eles mesmos e que serão consumidos nas refeições oferecidas durante o período de residência.
Esse cultivo também é usado como forma de exercício, pois cavar, plantar, capinar, agachar e repetir outras tarefas que requerem força, são muito benéficas a saúde. Pesquisas apontam que o cultivo de hortaliças, funciona como uma válvula de escape para aliviar as tensões do tratamento, pois segundo os psicólogos, mantém a mente ativa e sincronizada com o mundo ao redor através dos cuidados com a horta.
Para além da horta, foi implantado na área de produção agrícola estufas para cultivo no sistema protegido. Este projeto ainda em desenvolvimento tem como objetivo dar sustentabilidade social e financeira à Casa de Acolhida.
Contamos hoje com quatro estufas, em um total de 3.900 metros quadrados de área plantada, que somada ao restante da produção em sistema tradicional, possibilitou no ano de 2018 a produção de 42 toneladas de alimentos, principalmente tomates.
Objetivando a reinserção social no mercado de trabalho após a conclusão do tratamento estamos desenvolvendo o “Projeto Estufa da Casa de Acolhida Restauração”, que tem como objetivos básicos o aumento da área de estufas e a implantação da escola de formação de profissionais especializados neste tipo de cultura.
Venha conhecer de perto este projeto. Além de você se surpreender com os resultados colhidos com este trabalho, poderá também apoiar esta nossa causa, colaborando para o acolhimento, tratamento e reinserção social de pessoas em situação de risco, abuso e dependência de drogas e álcool.